Tudo sobre Seguro Viagem
Dicas de Viagem

Como montar um roteiro de viagem em 10 passos

roteiro de viagem

Viajar é uma das melhores experiências que o dinheiro pode comprar, certo? Para que tudo dê certo no seu próximo destino é preciso algum planejamento. Nesse artigo vamos ensinar em 8 passos como montar um roteiro de viagem com o que é imprescindível fazer antes de embarcar.

8 dicas para montar o seu roteiro de viagem

Montar um roteiro de viagem não é exatamente como seguir uma receita de bolo, pois existem diferentes tipos de viajantes e de destinos que alteram um pouco o modo de planejamento. Mas os passos para montá-los são muito semelhantes, por isso separamos algumas dicas bem flexíveis para que você aprenda a montar um roteiro de viagem do seu jeito para que sua viagem seja um sucesso.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

1- Defina um destino

Se você já tem um destino em mente, ótimo. Normalmente os viajantes têm um lugar de predileção que gostariam de visitar. Caso ainda não tenha, faça pesquisa em blogs de viagens e veja as opiniões dos viajantes sobre cada lugar. Encantou-se por algum? Comece a pesquisar sobre o destino. Além de ajudar você a entender como funciona o turismo e a cultura naquele lugar, vai também aumentar a sua vontade de viajar.

2- Defina uma data

Quantos dias precisa para cada destino? Calma, tudo isso é ajustável.  Primeiro você deve conseguir apontar: quantos dias de férias consigo destinar a uma viagem? E aí sim você aponta o período total da sua viagem. Existem diversos blogs que ajudam você a escolher os pontos turísticos e o que visitar em um número determinado de dias. Por isso, você pode ajustar isso ao seu cronograma sabendo que quanto mais dias ficar em uma cidade, melhor irá conhecê-la.

Número de dias de férias contabilizado? Sugerimos deixar 2 dias só para preparação e descanso. É bom ter um dia antes da viagem para fazer as malas com calma, juntar a documentação, comprar os últimos itens necessários para viajar, preparar a sua casa para deixá-la sozinha durante o seu período ausente. Depois, é bom deixar um dia de folga só para descansar da viagem e conseguir voltar ao trabalho renovado. Por isso, distribua os seus dias no roteiro de viagem lembrando desses 2 dias importantes e contando também com os dias de traslado (de transporte da sua casa até o destino e vice-versa).

3- Defina um orçamento

Quanto você pode gastar com as suas férias? Faça as contas e sempre deixe um valor de reserva (sugerimos ¼ do valor total determinado para a viagem) e um cartão de crédito para emergências. O site Quanto Custa Viajar ajuda você a ter uma noção dos custos de uma viagem para cada cidade em modo mochileiro, econômico ou conforto. Eles ainda dão sugestões de passeios, passagens aéreas e muito mais. O valor apontado pode não ser exatamente o que você vai gastar, mas ajuda a ter uma boa noção do gasto médio para cada destino.

4- Pesquise e compre os transportes

Quais meios de transporte você vai utilizar durante uma viagem? É sempre bom olhar voos internacionais com alguma antecedência. As melhores tarifas costumam estar entre 90 e 60 dias antes da sua partida, por isso, esteja de olho. O Google Flights é uma ótima forma de acompanhar a oscilação dos preços das passagens aéreas para o destino que você deseja. Ele envia um e-mail por dia dizendo se a sua passagem aumentou o diminui o custo.

Pesquise também opções para viajar de trem, ônibus ou mesmo de carro. Dependendo do destino, você pode encontrar valores mais acessíveis do que de avião e não precisa comprar com tanta antecedência. Encontrou passagens com bons preços numa distância de 2 a 3 meses da sua viagem? Compre e garanta as suas férias.

documentação passaporte

5- Verifique a documentação necessária

Aqui depende muito do seu destino. Se você for para destinos nacionais ou na América do Sul, apenas precisará da sua carteira de identidade com foto recente. Caso vá viajar para outro continente, irá precisar de um passaporte. Para outros países, pode precisar de um visto. Para outros, além do passaporte, é obrigatório ter um seguro viagem, cartão de vacinação atualizado, etc. Para a Europa, por exemplo, você não precisa de visto, mas o seguro viagem é obrigatório. Para os Estados Unidos, não é obrigatório ter seguro viagem, mas visto sim.

Cada destino é único, por isso inclua no seu roteiro de viagem a pesquisa de quais os documentos necessários para viajar com antecedência e dê prioridade a eles. Jamais saia do seu país sem toda a documentação em mãos.

6- Monte o seu cronograma

Agora vem a hora de pesquisar muito para montar o seu cronograma no roteiro de viagem. Sugerimos fazer isso com calma, separando um dia tranquilo para pesquisar o que fazer em cada cidade um número determinado de dias. Pesquise em blogs de viagem, guias de viagem físicos e também visite o Trip Advisor para ver a avaliação de cada local e ponto turístico por meio dos viajantes.

Ajuste os dias de acordo com o seu orçamento e com o tempo total que tem em cada cidade. Lembre-se de deixar uma folguinha para conseguir relaxar e não ficar na correria para ver tudo de uma vez só. Outra dica importante é abrir o Google Maps e mapear os locais a visitar mais próximos, para não ter que ficar cruzando a cidade o tempo todo e gastando tempo andando ou dinheiro com transportes.

7- Verifique a moeda e como fazer câmbio

Se você vai viajar para um destino internacional, precisará fazer o câmbio de moedas.  Para isso, pesquise qual a cotação da moeda que você irá precisar e qual a melhor maneira de realizar esse câmbio. Você pode optar por casas de câmbio, pode criar uma conta no exterior e utilizar o Transferwise para mandar o seu dinheiro em reais e retirá-lo na moeda local, pode ter um cartão que possibilita saques em outras moedas internacionais, etc. É importante fazer a relação de facilidade X economia. É claro que é mais fácil simplesmente ir com o seu cartão internacional e realizar saques em ATM (caixas eletrônicos) ou passar o cartão no débito ou crédito, mas paga-se taxas a cada vez que usar. Pesquise a melhor maneira para o seu estilo de viajante.

8-  Garanta o seu Seguro Viagem

Seja qual for o seu destino, nosso conselho é que você contrate um seguro viagem. O seguro irá garantir a sua segurança e tranquilidade durante os dias de passeio, sem ter de se preocupar caso algum imprevisto aconteça. Em viagens é comum que comamos fora de hora, em locais que não conhecemos e muitos viajantes apresentam problemas gastrointestinais. Ou então torcem um pé. Ou apresentem uma dor na coluna. Ou até algo mais grave, já pensou? E tem ainda os problemas que podem acontecer relacionados ao seu voo (atrasos, cancelamentos) ou de extravio de bagagem. Melhor não arriscar, um seguro viagem internacional ou seguro viagem nacional valem a pena, custam pouco e deixam você tranquilo para viajar.

Esse é um passo muito importante para organizar o seu roteiro de viagem, por isso sugerimos que você realize a cotação do seu seguro utilizando um  comparador de seguro viagem. Nós já testamos os principais disponíveis na internet e aquele que consideramos como o melhor, com melhores preços e toda a segurança é o Seguros Promo. Por isso, esssa é a nossa recomendação para contratar o seu seguro.

9 – Garanta um pacote de dados para o seu celular

É muito importante ter internet no celular durante toda a sua viagem. Seja para usar o Google Maps, para chamar um Uber, acessar sua conta no banco ou utilizar aplicativos. Por isso, veja com a sua operadora se ela tem rede no país destino e quanto vai custar o acesso. Ou então veja a possibilidade de comprar um chip local na sua chegada à cidade. Pesquise, veja como recarregar e tenha acesso à internet sempre que necessário.

10 – Nem tudo precisa sair como o planejado

Um roteiro de viagem é um guia para que você não chegue no seu destino como um turista desavisado que não sabe onde ir, mas também não fique muito preso ao  roteiro.  As vezes pode faltar tempo para ver tudo que estava planejado, outras vezes pode sobrar tempo. Fique tranquilo, estabeleça prioridades e não faça das suas férias um roteiro de trabalho em que tudo precisa ser cumprido. Aproveite com calma, usufrua das suas férias e olhe o seu roteiro de viagem como um guia, não como uma obrigação. Mesmo se algo der errado, cabeça fria, respire fundo que tudo vai se resolver e você vai seguir sua viagem com calma.

souvenir viagem

Dicas extras Seguro Viagem Pro

  • Aplicativos: existem aplicativos para praticamente tudo (e os viajantes agradecem!). Aplicativos de reserva de hospedagem (como o do Booking), para criar o seu mapa (Recomendamos usar o Google Maps para marcar os pontos importantes da sua viagem, como o hotel e os pontos turísticos), aplicativos que mostram a cotação de moedas (como o XE Currency), que fazem a tradução de idiomas (como o Google Tradutor) e até aqueles que te mostram qual o banheiro público mais próximo! Pesquise aqueles que mais te atraem e usufrua, eles facilitam muito a vida do viajante.
  • Se possível, leve um power bank para o seu celular (para ter bateria o dia todo) e lembre-se de ativar o modo avião quando não estiver utilizando a internet, pois assim você economiza bateria. Dá pra utilizar os mapas do Google Maps em modo avião, ele mostra a sua localização mesmo sem internet.
  • Verifique as tomadas do local onde você vai viajar. Em alguns países é preciso comprar adaptadores. E verifique também a voltagem do lugar, pois pode haver diferenças entre 110V e 220V.
  • Mantenha o seu certificado de seguro viagem sempre na bolsa de mão, caso seja preciso acioná-lo.
  • Pesquise como sair do aeroporto e chegar à sua hospedagem com antecedência. Você pode, por exemplo, chegar sem internet acessível no destino e ficar um tanto perdido para saber como chegar à sua hospedagem. Pesquise como chegar de transporte público ou o valor médio para ir de Uber ou Táxi.
  • Leve apenas o necessário. Veja como neste nosso artigo que ensina como arrumar mala de forma prática.
Ana Luiza Fernandes
Ana Luiza Fernandes é jornalista e trabalha com Conteúdo em Marketing Digital em Portugal, onde vive há 5 anos. Apaixonada por viagens, hoje dedica o seu trabalho a dar dicas e orientações a outros viajantes sobre roteiros e seguros de viagens pelo mundo.