Tudo sobre Seguro Viagem
Dicas de Viagem

Como arrumar mala: 10 dicas para ganhar espaço e não perder tempo

como arrumar mala

Viajar é uma das melhores formas de colecionar bons momentos, mas o segredo do sucesso de cada desembarque está nos preparativos. Como arrumar mala de uma forma prática e eficiente faz toda a diferença durante a viagem. Para te ajudar nessa missão, separamos 10 dicas que vão deixar essa tarefa muito mais simples e eficaz.

Confira!

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Como arrumar mala: 10 dicas simples e eficazes

A tão sonhada viagem está chegando e é preciso fazer as malas! Esse momento pode parecer um desafio para muitos, afinal, como arrumar mala e levar todos os itens em uma só bagagem? Mas fazer as malas de forma organizada é essencial para evitar problemas e aproveitar ao máximo a sua viagem.

Então, independentemente se você vai viajar para umas férias curtas ou um passeio mais prolongado, acompanhe as nossas dicas e saiba como arrumar mala de viagem de forma prática e simples. E sem esquecer nada!

1. A escolha da mala perfeita

Tudo começa na escolha da mala. Saber escolhê-la é tão importante quanto saber como arrumar mala. Isso porque, dependendo do tamanho e modelo, ela poderá tanto facilitar sua viagem quanto trazer prejuízos. Você precisa levar em consideração alguns pontos importantes, como a duração da viagem .

Se a viagem for mais longa, certamente você vai precisar de uma mala grande e espaçosa para despachar. Agora se a ideia é passar alguns dias conhecendo as atrações principais de um país, uma bagagem de mão com várias repartições poderá ser suficiente.

Também é importante considerar o roteiro da viagem. Caso você pretenda explorar alguma ilha da Indonésia, trocando de pousadas ou hostels, um mochilão será mais útil que uma mala com rodinhas. Aproveite e conheça o seguro especial para quem vai fazer um mochilão.

E claro que pensar no clima do seu país de destino também é essencial para saber como arrumar mala sem levar itens desnecessários. Optou por um país Europeu e vai chegar lá no início do inverno? Você vai precisar levar casaco, bota, calça acolchoada e demais peças de roupas que são pesadas e volumosas. Isso ocupa bem mais espaço, então você talvez vá precisar de uma bagagem maior.

2. Qualidade da mala

Um fator fundamental antes de saber como arrumar mala é analisar a qualidade da sua bagagem. Mesmo que você se sinta tentado a comprar aquela que está na vitrine com um valor bem mais baixo, lembre-se que o barato pode sair caro.

Se ela não for reforçada e tiver bom acabamento pode não suportar o peso da bagagem e acabar rasgando. Você também pode encontrar problemas com um zíper que trava ou não corre direito, o que vai causar uma dor de cabeça desnecessária. Além do risco de perder algum objeto, você pode ter dificuldade para transportar a mala e até mesmo precisar comprar uma nova. Ou seja, aquela economia que você pensou fazer vai embora.

Por isso, é mais coerente investir um pouco mais e comprar uma mala com mais qualidade. Certamente ela vai durar por muito mais tempo, não vai te deixar na mão e irá trazer mais comodidade nas suas viagens.

Veja neste artigo como montar um roteiro de viagem sem complicações.

3. Pesquise e faça suas anotações

Pensar em todos os detalhes da viagem antes de começar a organização da mala é essencial. Uma dica valiosa nesse momento é criar uma lista de tudo o que você precisar levar, assim você garante que não vai esquecer de nada e também só vai levar o essencial.

Leve em conta o lugar para onde você vai viajar, qual o tipo de viagem vai fazer, qual a previsão do tempo e quantos dias vai ficar. Uma viagem a trabalho com reuniões formais podem exigem roupas sociais. Já passeios com trilhas provalvemente vai precisar de alguns equipamentos e tênis especial para trekking.

Vai viajar e um casamento está marcado na sua agenda? Então você vai precisar de sapatos sociais e um vestido de festa na hora de arrumar a sua mala.

O ideal é você começar a preparar essa lista pelo menos uma semana antes da sua viagem. A lista é uma grande aliada da nossa memória, então coloque tudo no papel – afinal, ninguém quer passar o verão em uma ilha grega sem biquíni, não é mesmo?

Mitos sobre seguro viagem: veja o que é verdade e o que não é.

4. Sobrar espaço é melhor do que faltar

Às vezes, mesmo sendo bastante seletivos com os itens que vamos levar, a mala ainda pode ficar no seu limite de peso. E certamente isso não é bom porque provavelmente ela voltará maior. Um dos motivos é que a roupa usada tem mais volume que limpa, passada e dobrada. E claro que você vai trazer lembranças da viagem.

Então, se você levar uma mala totalmente cheia vai ser impossível aproveitar algum espaço dentro dela e você ainda corre o risco de desembolsar taxas a mais por causa do excesso de bagagem.

Vai viajar para a Europa? Saiba tudo sobre o Seguro Viagem Europa neste artigo.

5. Separe tudo antes de colocar na mala

Com a lista em mãos, agora é mais fácil saber como arrumar mala. Uma boa dica é separar tudo o que você for levar em cima da cama. Assim você vai conseguir visualizar tudo o que está destinado para a viagem e será mais fácil descartar o desnecessário ou acrescentar algo que está faltando.

Uma sugestão é separar os itens da mesma forma como você organizou-os na sua lista. Você pode separar por tipo de item do vestuário, cores ou quem sabe de acordo com cada evento da sua viagem.

Desta forma, com tudo organizado, você já pode começar a guardar tudo dentro da mala.

seguro bagagem mala

6. Otimize os espaços

Use a sua criatividade para aproveitar ao máximo todos os espaços disponíveis na sua mala. Então, que tal guardar as suas meias dentro dos sapatos? Você também pode guardar as meias e calçinhas no bojo dos sutiãs que tem formato de concha. São maneiras criativas de ocupar menos lugar na mala.

  • Guarde as roupas de cores claras do avesso;
  • Cubra a base dos sapatos com touca de banho descartável ou sacola plástica para evitar o contato direto com as roupas;
  • Acomode as roupas mais pesadas no fundo da mala.

7. Não esqueça do Seguro Viagem

Infelizmente estamos sempre sujeitos a problemas, como bagagem extraviada, acidentes durante a viagem, problemas de saúde, entre outras situações que podem prejudicar a nossa viagem.

Por isso, fazer um seguro viagem é vital para garantir assistência imediata e atender esses desagradáveis imprevistos. Você pode comer alguma comida diferente e passar mal do estômago, assim como pode torcer o pé durante um passeio ou pegar uma gripe forte.

E, infelizmente, os viajantes não estão imunes a problemas com o extravio de bagagem ou, ainda mais comum, voos atrasados ou cancelados. Em momentos como esses certamente o seguro de viagem vai ser importante para resolver os imprevistos, minimizar a dor de cabeça e facilitar a sua vida.

No portal comparador de seguros de viagem Seguros Promo você pode realizar uma cotação do seu seguro e encontrar a melhor opção de acordo com o seu perfil, destino, estilo e duração da viagem. Um seguro viagem custa barato, a partir de R$12 por dia de viagem e você viaja com toda a segurança.

E depois de garantir o seu seguro, não esqueça de deixar a apólice do seguro viagem na bagagem de mão junto com os demais documentos. Pois, em caso de extravio da bagagem despachada você não perde sua apólice e consegue acionar o seguro viagem o quanto antes. Também salve os números de contato no seu celular para alguma emergência.

Leia também nosso artigo sobre comparadores de seguro viagem e descubra se vale a pena utilizar este tipo de site.

8. Opte pelos tons neutros e acessórios

Como arrumar mala com roupas necessárias? Bem, está na hora de você deixar de lado o receio de repetir suas roupas se a intenção é economizar altas taxas com bagagem. Mas você ainda pode garantir um visual bacana durante a sua viagem. Sabe como? Aposte nos tons neutros, acessórios e peças coringas. As possibilidades de looks se multiplicam com poucas mudas de roupa.

Os tons neutros se misturam harmoniosamente com outras peças, casam muito bem com jeans e recebem todos os tipos de acessórios. Você vai repaginar o visual e se adaptar facilmente aos diferentes programas e passeios sem precisar carregar roupas extras.

Então, peças estampadas que são mais difíceis de combinar com outras roupas ou modelos que exigem composições mais complicadinhas devem ficar de fora ou em menor número.

Seguro viagem do Cartão de Crédito vale a pena? Descubra aqui.

9. Enrole suas peças

Uma das formas mais eficazes para organizar a mala de um jeito prático e eficiente é fazer rolinhos com suas roupas ao invés de dobrá-las. Além de você ganhar mais espaço, ainda é possível visualizar melhor o que você tem dentro da sua bagagem.

Abra exceção apenas para as peças que forem muito pesadas e volumosas, como casacos ou moletons, que além de amassar ainda não vai resolver o problema de espaço.

arrumar malas

10. Use organizadores

Os organizadores de mala estão disponíveis em diversos modelos e opções para você usar e abusar. Eles são ótimos para separar seus itens por tipo e manter sua mala sempre organizada. Uma ótima dica é dar preferência por organizadores transparentes, assim você identifica o que tem dentro sem precisar abrir e criar uma bagunça desnecessária.

Certamente vai ficar muito mais fácil organizar os seus itens por tipo e ficará ainda mais prático encontrá-los quando você abrir sua mala durante as férias. Você pode encontrar facilmente em supermercados, lojas especializadas e em sites da internet organizadores de todos os tamanhos, com zíperes e repartições pensadas para facilitar sua organização.

Os kits para colocar shampoo, condicionador, sabonete líquidos também são perfeitos. Com eles você não precisa levar as embalagens originais e fica muito mais prático para pegar, usar e guardar. Além de ser muito mais leve.

Como vimos, saber como arrumar mala é imprescindível para garantir que você tenha um embarque e faça uma viagem mais organizada e tranquila. E nunca esqueça de deixar sempre em mãos o contrato do seguro viagem para eventuais emergências.

Oferecemos desconto

Se você for comprar o seu seguro viagem no site Seguros Promo, você pode utilizar o nosso cupom de desconto. Na área de pagamento, você irá encontrar uma caixa de texto indicando: “Cupom de Desconto”. Insira nosso código SVP5. Assim você ganha 5% de desconto na sua compra.

Com nossas dicas temos certeza que você vai aproveitar muito mais a sua viagem!

Andrea Côrtes
Andrea é jornalista que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Já se aventurou pelo Brasil, Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e trabalha em tempo integral com produção de conteúdo sobre morar na Europa, seguros de viagem e dicas de turismo.