Dicas de Viagem

Como arrumar mala para viagem longa: confira nossas dicas

Está planejando uma viagem longa no exterior? Seja para intercâmbio de estudo, ou até uma temporada fora a trabalho, ano sabático ou um mochilão, levar o essencial é sempre uma necessidade. Por isso, confira algumas dicas de como arrumar mala para viagem longa.

Também selecionamos algumas sugestões de seguro viagem de longa duração, anual ou de 6 meses.

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »

Como arrumar mala para viagem longa?

Tudo pronto no seu checklist viagem internacional para uma temporada fora do Brasil? Vistos, passaporte, vacinas em dia. Chegou a hora de montar a mala. Alguns itens são essenciais, principalmente se no exterior alguns produtos forem mais caros. Ou, até mesmo, se forem de primeira necessidade.

Separamos aqui algumas dicas de como arrumar mala para viagem longa. Veja:

1. Kit de primeiros socorros

É um item importante para se ter em casa e para colocar na sua mala. Se você tomar remédios de uso contínuo, o ideal é que já leve na mala a quantidade certa para os dias que irá passar fora. Mesmo tendo uma assistência de saúde, algumas medicações podem ser difíceis de conseguir em outros países. Ou, até mesmo, receita médica.

Para evitar a dificuldade de compra desses medicamentos, leve na sua bagagem. Junte à eles a receita médica, caso seja necessário. Além disso, estamos sempre sujeitos a quaisquer tipos de imprevistos.

Por menor que seja, como alguma comida que não caiu bem, ou uma dor de cabeça na hora errada, é sempre bom ter um auxílio à mão. Aumente a necessidade em caso de viajar com crianças, ou para destinos onde as temperaturas são muito diferentes.

Então, prepare uma pequena bolsa, ou nécessaire, com os remédios básicos e produtos que já você já esteja acostumado a usar.

2. Carregadores

Cada vez mais, levamos em nossa mala itens tecnológicos. Resultado: cada vez mais carregadores. Separe todos eles em um único lugar, para que seja de fácil acesso. Uma boa dica é colocar todos em um mesmo estojo. Carregadores de câmera, celular, tablets, notebook e qualquer outro equipamento que esteja na sua bagagem.

Além dos carregadores, leve adaptadores. Sim, as tomadas variam em cada país. Uma sugestão é levar um modelo de adaptador universal, que poderá ser usado em qualquer lugar e em qualquer tomada.

3. Guarde itens em sacos a vácuo e em pequenos frascos

Se for passar muito tempo fora, uma das principais dicas de como arrumar mala para viagem longa é utilizar sacos a vácuo. Imagine que se você for passar, no mínimo 6 meses fora, já deve pegar duas estações. A temperatura pode alterar e o volume de roupas na mala será maior. Você consegue achar sacos de diversos tamanhos e modelos e vai garantir, inclusive, uma mala bem arrumada.

Os sacos a vácuo ajudam a ocupar menos espaço na sua mala. Coloque as peças dentro deles e depois aspire o ar com um aspirador de pó, por exemplo. Organize de acordo como for utilizar. Roupas de frio, como casacos ou blusas de lã são bons itens para irem dentro desses sacos. Se for levar toalha, também.

A mesma dica com os itens de higiene: utilize pequenos frascos, para também evitar o peso na mala. Vá repondo durante a viagem, à medida que forem acabando. Dessa forma, você ainda evita o desperdício.

4. Roupas

Na sua temporada fora, utilize lavanderias. Na maioria dos destinos internacionais, é fácil encontrar lavanderias de rua, ou até em hotéis ou prédios, caso sua hospedagem seja em AirBnb. Isso facilita na hora de arrumar a mala: não leve grande quantidade.

Quando for escolher o que vai na sua bagagem, verifique a temperatura no seu destino. Separe peças suficientes para usar e vá lavando de vez em quando. A quantidade de lingeries e roupas de baixo pode variar. Todavia, pense em um número para 2 semanas, que pode ser o suficiente caso opte pela lavanderia durante a sua viagem.

Separe sempre peças práticas e confortáveis, principalmente de tecidos que não amassem com facilidade. Se for a um lugar frio, leve echarpes, cachecóis e casacos. Três casacos pode ser um bom número para alternar ao longo dos dias. Roupas térmicas são sempre boas soluções. O material é de fácil lavagem e você não precisará usar muitas camadas de roupa. Menos é mais.

como arrumar mala para viagem longa organizada

5. Sapatos

Um item que ocupa bastante lugar na mala. Por isso, escolha aqueles sapatos mais confortáveis, que você utilizará com mais frequência e por mais tempo. Tênis é sempre uma boa possibilidade. Inclua botas para o caso de locais frios. Se for para um destino com neve, prefira as antiderrapantes e mais quentinhas.

Não esqueça de chinelos. Sim, os pés vão pedir um descanso no final dos passeios, principalmente se sua viagem de longa temporada for de férias ou aquele mochilão pela Europa.

Porém, evite os excessos: além de ocuparem espaço, calçados são pesados. Separe os essenciais.

Se você vai fazer uma viagem em estilo mochileiro, precisa conhecer nosso artigo sobre o seguro viagem mochilão.

6. Documentos em um só lugar

Se vai passar uma temporada fora, não esqueça de organizar os seus documentos. Coloque todos em um só lugar, que pode ser uma única pasta de fácil acesso. Inclua aí: passaportes, seguro viagem, passagens aéreas, carteira internacional de vacinação, reserva dos hotéis, entre outros. Esse é um item que pode ir na bagagem de mão, pelo menos no início da viagem.

Não esqueça do seguro viagem

Passagens compradas, dicas de como arrumar mala para viagem longa separadas, documentos com tudo em dia. Ao mesmo tempo, não esqueça de um item essencial: um bom plano de seguro viagem de longa duração.

Você pode escolher a cobertura dependendo do seu destino, lembrando que países do Tratado Schengen, por exemplo, exigem um mínimo de 35 mil euros. Caso seu destino seja Oceania, América do Norte ou África, sugerimos a contratação de um plano com maior cobertura. Um plano de USD60 mil, é uma boa opção.

Lembre-se sempre de checar se o plano cobre despesas médicas hospitalares para prática de esportes, se tiver essa intenção durante sua temporada fora. Os valores também podem variar, de acordo com a idade do passageiro.

Seguro viagem long stay

A Assist Card é uma das empresas que oferecem a opção de long stay. Você pode cotar o valor do seu plano através da nossa calculadora seguro viagem ou diretamente no comparador online Seguros Promo. Ela trabalha com duas opções:

Long Stay Daily

Um seguro viagem de longa duração. Válido para viagens de 61 à 364 dias. Dentre os produtos oferecidos estão coberturas que variam de USD35 mil a USD250 mil.

Long Stay Anual

Também uma opção oferecida pela Assist Card através do portal Seguros Promo. Se sua viagem precisa de cobertura para 365 dias consecutivos, o Long Stay Anual pode ser uma boa opção. A cobertura é a mesma da anterior, variando de USD35 mil a USD250 mil.

Vantagens Assist Card

Além de você conseguir preços melhores contratando através do site Seguros Promo, saiba que a Assist Card tem mais de 45 anos de experiência no mercado. A empresa também possui centros médicos próprios em locais como Miami, Madrid e Bariloche e conta com atendimento 24 horas por dia.

Precisa de seguro viagem para intercâmbio? Veja algumas das melhores opções.

Desconto no seu próximo seguro viagem

Ao cotar o seu seguro viagem long stay, confira os valores da plataforma Seguros Promo. Com atendimento personalizado e uma grande variedade de planos, a empresa oferece os melhores custo benefício do mercado.

Como leitor do Seguro Viagem Pro, nós ainda te damos até 10% de desconto. Você pode utilizá-lo de duas formas: faça uma simulação na nossa calculadora seguro viagem. Caso opte pelo pagamento via boleto bancário, você já recebe 5% de desconto. E utilizando o nosso cupom SVP5, é possível receber mais 5% de desconto. Os mesmos descontos são válidos caso sua compra seja feita diretamente no portal Seguros Promo.

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo