Europa

Seguro Schengen Visa: veja se vale a pena utilizar esse seguro gratuito

Em vários países europeus existem exigências para a entrada, entre elas a de possuir um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. E o seguro Schengen Visa atende a essa exigência. Pode ser uma boa opção para quem possui um cartão de crédito com esta bandeira e não deseja pagar a mais para ter um seguro viagem.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Mas será que esta é a única opção de seguro ou a melhor para o seu perfil? E quem não tem cartão de crédito Visa? Como funciona o seguro viagem Schengen Visa? Sabemos que há muitas perguntas frequentes, então reunimos as principais respostas neste artigo com todas as informações.

Seguro Schengen Visa: qualquer cartão de crédito dá direito?

Não. Apenas os portadores do cartão de crédito Visa Platinum ou Visa Infinite podem emitir o seguro Schengen Visa, também conhecido como carta Schengen Visa. Não se aplica a cartões de débito, mas apenas com a função crédito ativada.

Quais as condições para emitir o seguro Schengen Visa?

Para ter direito ao seguro de forma gratuita para viagens fora do Brasil, é preciso:

  • Pagar integralmente as passagens aéreas ou marítimas com o cartão Visa Platinum ou outra bandeira elegível para este benefício. Se você utilizar milhas na emissão de seu bilhete, deverá pagar as taxas de embarque com o cartão;
  • Ter ativado necessariamente a função crédito do cartão;
  • Que a viagem seja internacional e não ultrapasse 60 dias consecutivos, que é o período máximo de cobertura;
  • Poderá ser emitido um bilhete para o titular do cartão, cônjuge e filhos de até 23 anos, desde que todas as passagens tenham sido compradas com o cartão Visa.

Você não se encaixa nas condições exigidas pelo Seguro Schengen Visa? Então faça a cotação no nosso comparador  de seguros e garanta um seguro personalizado para você e com o melhor preço do mercado.

Como fazer o seguro?

De acordo com esta notícia no site da Visa, a empresa passou a simplificar o processo para emitir os bilhetes dos seguros de viagem. Desde 2018, o portador só precisa emitir o seguro Schengen Visa uma vez ao ano no site. Eles recomendam que isso seja feito pelo menos 10 dias antes do embarque. Há dois caminhos:

  • Ligar para a Central de Atendimento (Brasil: 0800-891-3679) e solicitar o bilhete de seguro viagem. Considere que ele será enviado por e-mail em até 48 horas após a solicitação, sem custo adicional;
  • Registrar-se no Portal de Benefícios Visa preencher as informações necessárias e obter o bilhete de seguro, que será enviado em até 24 horas por e-mail.

É preciso emitir um bilhete Visa para cada pessoa da família que vai embarcar. Não se esqueça de levar o documento impresso para apresentá-lo na imigração.

Qual a validade do seguro Schengen Visa?

Ele será vigente pelo período de 12 meses, a partir da data de emissão, garantindo cobertura para todas as viagens realizadas dentro desse período e pagas com o cartão de crédito Visa.

Em quais países ele é válido?

O seguro Schengen Visa é válido no mundo inteiro, exceto em Cuba. (Se o seu destino é Cuba, veja nosso artigo especial sobre o Seguro Viagem Cuba aqui).

Ele inclui os requisitos exigidos pelos países europeus integrantes do Espaço Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Islândia, Letônia, Lituânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

O que está incluído?

O seguro Schengen Visa é oferecido pela AIG Seguros do Brasil S/A, uma vez que a Visa não é provedora de seguros viagem. O benefício preenche todas as exigências para entrar nos países europeus que fazem parte do Acordo ou Tratado de Schengen. O principal requisito é uma cobertura mínima de 30 mil euros, comprovada na entrada do país. A apólice ainda inclui, para as diferentes bandeiras:

Cartão Visa Platinum

  • Cobertura para despesas médico-hospitalares de até USD50 mil;
  • Reembolso de despesas odontológicas em casos de emergência de até USD5 mil;
  • Traslado Médico (Remoção Médica): USD25 mil;
  • Traslado de Corpo (Repatriação Funerária): USD100 mil;
  • Regresso Sanitário (Repatriação Médica): USD 100 mil;
  • Retorno da Pessoa Elegível de até USD10 mil;
  • Prorrogação de Estadia: USD2.500;
  • Acompanhante em Caso de Hospitalização Prolongada: USD2,500;
  • Assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a Central de Atendimento Visa. Eles informam, por exemplo, sobre passaporte, vistos exigidos, vacinas, precauções médicas, mapas, taxas de câmbio e até mesmo localização de caixas eletrônicos.

Cartão Visa Infinite

  • Despesas Médicas e Hospitalares – até USD100 mil;
  • Despesas Odontológicas – até USD10 mil;
  • Traslado de Corpo (Repatriação Funerária) – até USD100 mil;
  • Regresso Sanitário (Repatriação Médica) – até USD100 mil;
  • Traslado Médico (Remoção Médica) – até USD25 mil;
  • Prorrogação de Estadia – até USD2.500;
  • Retorno do Segurado – até USD10 mil;
  • Acompanhante em caso de Hospitalização Prolongada – até 2.500;
  • Seguro Extravio de Bagagem – até USD3 mil.

Sempre bom lembrar que o portador de um bilhete de seguro Schengen Visa deve se certificar de que o documento está dentro da validade e que seu cartão está com a função crédito ativa, antes do início da viagem. Consulte aqui a cobertura completa do seguro Schengen Visa.

Que serviços não são cobertos pelo seguro Schengen Visa?

Os seguros viagem não costumam incluir despesas médicas de emergências decorrentes de uso de drogas, de excesso de medicamentos, de práticas arriscadas como direção sem habilitação. Entre outra situações intencionalmente provocadas pelos viajantes. Além disso, o bilhete Visa exclui:

  • Qualquer tipo de tratamento eletivo ou rotineiro, assim como check-up;
  • Emergências decorrentes de doenças preexistentes;
  • Fisioterapia;
  • Estados de convalescença após a alta médica e gastos com acompanhantes;
  • Cirurgias plásticas, tratamentos rejuvenescedores ou estéticos;
  • Despesas com órteses e próteses, com exceção das próteses pela perda de dentes naturais por trauma.

Como utilizar o seguro e solicitar o reembolso de eventuais despesas?

  • É necessário preencher o Formulário de Aviso de Sinistro com todos os detalhes, sem deixar campos em branco;
  • Ligue imediatamente para o seguro e comunique o caso assim que for possível, perguntando como deve proceder. No caso de uma emergência médica, o seguro vai indicar o local onde viajante será atendido;
  • Uma dica é pagar todas as despesas médicas e de farmácia com o mesmo cartão Visa utilizado para fazer o seguro viagem;
  • Guarde todas as notas fiscais, faça cópias para guardar com você e apresente os documentos que comprovem as despesas.

Onde encontrar mais informações?

O Portal de Benefícios da Visa é o melhor canal de comunicação e para informações sobre o seguro Schengen Visa.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Achei limitado, como cotar um seguro viagem personalizado?

Esta é uma questão importante, uma vez que o seguro Schengen Visa oferece uma cobertura padrão para todos os titulares do cartão Visa Platinum e Visa Infinite. Ou seja, talvez não atenda adequadamente às necessidades do viajante que possua alguma condição específica. Por exemplo, gestantes, praticantes de esportes, idosos ou com alguma condição preexistente.

Nestes casos, e também para quem deseja alternativas de seguro com coberturas de maior valor, recomendamos fazer um seguro viagem personalizado. No site Seguros Promo é bastante fácil: basta informar o período e o destino da viagem que ele gera uma lista com vários planos. Não serão gratuitos, como o Visa, mas garantimos que o custo-benefício compensa.

Outra opção para cotar é utilizando nosso comparador do Seguro Viagem Pro. Ele também entrega um resultado de acordo com seu destino de viagem e com opções bastante variadas de valor de reembolso e benefícios. E eles são oferecidos por empresas conhecidas no mercado, como Assist Card, Travel Ace, GTA, Assist Trip e outras. Para economizar ainda mais, inclua o cupom SVP5 ao final da compra e ganhe na hora um desconto.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo