CoberturasSeguro Viagem

6 destinos preferidos dos brasileiros que exigem seguro viagem

Todo ano, alguns destinos turísticos ganham atenção especial do público brasileiro, seja porque o câmbio está favorável, seja porque tem promoção de passagem aérea, seja porque o país está em evidência. Mas para alguns o seguro viagem é uma exigência. Neste artigo, listamos os 6 destinos preferidos dos brasileiros em 2019 que exigem seguro viagem. Confira.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Quais são os destinos preferidos dos brasileiros que exigem seguro viagem?

Para chegar a esta lista, confrontamos duas pesquisas e selecionamos apenas os destinos em que o seguro viagem é uma obrigação.

Uma é o levantamento do portal de reservas de voo Voopter, sobre os destinos para os quais foram mais vendidas passagens no ano de 2019.

A outra é um levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) sobre os destinos mais procurados pelos turistas.

Também incluímos um destino na América Latina que está em evidência entre os brasileiros e exige seguro viagem. Confira.

1. Lisboa

Em 2018, informa a Abav, Portugal recebeu 950 mil turistas brasileiros, maior número já registrado pelos órgãos locais. Para 2019, a estimativa é que mais de um milhão de brasileiros tenham visitado a capital portuguesa.

O boom turístico do país explica o interesse acentuado, mas ainda tem uma questão de afinidade de cultura, história e idioma que ajuda.

Se o seu destino é Lisboa ou qualquer destino de Portugal, você deve ter o seguro viagem. Isto porque o país é um dos signatários do Tratado de Schengen, um acordo de livre circulação de pessoas assinado por 26 países europeus.

destinos preferidos dos brasileiros Lisboa

Entenda como funciona o seguro viagem multidestinos e saiba como viajar para diferentes localidades protegido.

O que é o Tratado de Schengen?

De acordo com o tratado, todo turista deve possuir uma apólice de seguro viagem com cobertura para despesas médica hospitalares de pelo menos 30 mil euros (ou o equivalente em dólares). O seguro pode ser exigido pelas autoridades da imigração e, sem ele, você pode ter que voltar para casa.

Na prática, o acordo é muito bom para os turistas, porque garante tratamento médico de qualidade previamente pago, isto é, você será atendido e não precisará arcar com as despesas deste atendimento.

Vale ressaltar que, na Europa, os custos médicos são especialmente caros, ainda mais se considerarmos que brasileiros ganham em reais e gastam por lá em euros e a diferença é desigual: pelo menos 4 reais para 1 euro, dependendo do câmbio do dia.

Para os países que recebem o turista, o acordo é igualmente favorável, porque isenta os gastos públicos com atendimento e procedimentos médicos para cidadãos que não são os moradores da cidade. Faz sentido, não é?

2. Porto

Sempre presente nas listas de melhores destinos europeus, a cidade do Porto, também em Portugal, tem muitas razões para ser visitada e também está entre os destinos preferidos dos brasileiros que exigem o seguro viagem.

Repleta de lembranças de um passado medieval e sua diversidade arquitetônica é um dos patrimônios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Pelas mesmas razões apresentadas para Lisboa, o seguro viagem Portugal é obrigatório para Porto e você não deve correr o risco de viajar sem contratar a proteção.

3. Paris

A capital parisiense está entre as cidades preferidas dos brasileiros e de pessoas do mundo todo. Afinal, ela é o destino mais procurado do mundo por turistas, como confirmado pela Organização Mundial do Turismo.

Mas o que ela tem de beleza, charme e romantismo, tem também em alto custo de produtos e serviços. A saúde não é exceção. O atendimento médico por lá custa caro e um acidente ou doença inesperada pode resultar em uma conta alta, por isso a importância do seguro viagem Paris.

Além disso, a França também faz parte do Tratado de Schengen, ou seja, não dá para viajar sem seguro viagem já que o documento é obrigatório.

4. Madri

A Espanha é o segundo lugar mais visitado do mundo e, claro, a capital do país está entre os destinos preferidos dos brasileiros.

O país também integra o Tratado de Schengen, por isso, o seguro viagem Madri é realmente obrigatório – e você corre o risco de ter que voltar ao Brasil se arriscar viajar sem ele.

Mas há mais um dado relevante sobre a necessidade do seguro na Espanha: por lá, não há atendimento público gratuito. Até mesmo os residentes no país pagam pelo atendimento – seja na rede pública ou privada.

5. Roma

Mais de 2,5 milhão de brasileiros visitaram a Itália em 2018, de acordo com a Agência Nacional de Turismo italiana. E a capital, Roma, é geralmente a porta de entrada para o país. Os brasileiros adoram visitar o Coliseu, as ruínas do Império Romano, as várias igrejas, os monumentos históricos e aproveitar da culinária local.

Sobre a Itália, vamos te dar dois motivos convincentes para contratar o seguro viagem: o Tratrado de Schengen sim, o país também faz parte e custos médicos pagos em euro, você não vai querer ver o tamanho da conta, caso não tenha seguro! Assim, o seguro viagem Roma deve fazer parte do seu planejamento se a cidade for parte do seu próximo roteiro.

6. Havana

Com o câmbio desfavorável e a vantagem das distâncias menores, destinos da América Latina também têm ganhado a atenção dos brasileiros. Especialmente para quem busca beleza histórica e belas praias em um mesmo lugar.

É o caso de Havana, em Cuba. Segundo a Oficina Nacional de Estadísticas (ONEI), órgão oficial de estatísticas cubano, o número de brasileiros que visitaram Cuba em 2018 foi de 45.723, praticamente o dobro da quantidade que visitou o país em 2016 (22.862). Em 2013, esse número era 17.795.

O turismo é a principal atividade econômica do país, e o povo é sempre muito receptivo com os brasileiros. Como atrativos, o mar do Caribe, muita alegria e muita história. Mas atenção, o seguro viagem é obrigatório.

Havana destinos mais procurados por brasileiros

Seguro viagem Cuba

seguro viagem para Cuba é obrigatório e deve ter cobertura mínima para atendimento médico de 10 mil pesos cubanos (ou dólares). Por ser referência mundial em saúde pública, o país era um destino de turismo médico, especialmente de americanos, em busca de atendimento gratuito. A obrigatoriedade da proteção existe desde 2010.

Outros destinos dentro da América Latina que exigem seguro viagem

Além de Cuba, na América Latina também é exigido o seguro Viagem Venezuela, que deve ter cobertura mínima de 40 mil dólares e o seguro bagagem de no mínimo mil dólares.

E o seguro viagem Equador, que exige a contratação de um plano, mas sem estipular cobertura mínima.

Outros destinos favoritos dos brasileiros

Complementando a lista dos destinos favoritos dos brasileiros, temos alguns países onde o seguro viagem não é uma obrigação, mas viajar sem ele é temerário. Vamos explicar a razão.

Miami

Miami é destino dos brasileiros que procuram as compras, a Disney, claro, e também sol e praia com o confortável estilo de vida americano.

Ela costuma ser a porta de entrada para os EUA, mas divide com Orlando o posto de mais visitada pelos brasileiros nos Estados Unidos. Isso porque, geralmente, quem faz vai para lá inclui as duas paradas no roteiro ou fica se deslocando entre uma e outra, para não perder as atrações da Disney em Orlando.

O seguro viagem para Miami ou qualquer outro destino dentro dos EUA não é obrigatório, nem será exigido pelos agentes da imigração.

Mas o custo do atendimento médico no país é dos mais caros do mundo. Isso significa pagar 200 dólares por uma consulta simples – sim, cerca de R$800 se considerarmos uma câmbio “amigável” para os dias atuais (dezembro de 2019) de 4 reais por 1 dólar. Ou seja, é bem melhor pagar R$10 por dia e não correr o risco de ter um rombo no orçamento.

Fora isso, nos parques da Disney, você anda muito, tem um desgaste e, de certa forma, se expõe mais a alguns riscos à saúde. Então, para que tudo dê certo no seu roteiro, é melhor ter essa segurança.

Santiago do Chile

Santiago vem desbancando Buenos Aires como destino favorito dos brasileiros na América do Sul. Assim como a cidade argentina, tem como principais atrativos a união de um certo clima europeu com ares latinos, atrações de neve e muita cultura, além de belas paisagens.

O seguro viagem Chile não é legalmente obrigatório para entrar no país, mas não dá para visitar sem possuir um. Isso porque não existe atendimento público gratuito para turistas. Diante de qualquer eventualidade, você precisará procurar por um hospital particular.

O Chile possui um dos melhores sistemas de saúde da América Latina e os preços, claro, são condizentes. Uma consulta simples pode custar 80 mil pesos chilenos, o que dá cerca de 430 reais.

Fora isso, os destinos de neve pedem a proteção que o seguro viagem oferece, afinal, aumenta-se a exposição a riscos.

Buenos Aires

A capital argentina tem muitos encantos e os brasileiros adoram o fato de, devido à distância bastante curta, poderem passar um final de semana no exterior. Fora isso, o câmbio também anima bastante os brasileiros a explorar Buenos Aires.

A saúde pública em Buenos Aires é gratuita e funciona. Não é excelente, apenas ok. Mas não vamos esquecer que o país vive uma profunda crise econômica e que, em tempos assim, os gastos públicos com a saúde são geralmente reduzidos, o que significa menos recursos; fora que muitas pessoas que antes possuíam plano de saúde também migram para o sistema público gratuito.

A combinação é atendimento deficitário, com longas filas. E você não vai querer gastar seus preciosos dias de viagem aguardando por atendimento. Por isso, o seguro viagem Buenos Aires é fundamental para evitar problemas.

A Argentina também é destino de esportes de neve, o que reforça a necessidade do seguro viagem, se alguma atividade dessas estiver nos seus planos.

Nova York

A “capital do mundo” tem todas as razões para ser visitada. Lá é o lugar onde tudo acontece e para onde os olhos do mundo todo estão sempre voltados. Não por acaso, figura entre os destinos preferidos dos brasileiros. Se te agrada a ideia do lugar mais cosmopolita do universo, com mais atrações culturais por metro quadrado, então, este é o destino.

Como já dito, seguro viagem para os Estados Unidos não é exigido, mas você não deve viajar sem ele. Além da tranquilidade de viajar sem medo de possíveis eventualidades de saúde, você ainda garante benefícios bem interessantes como seguro por atraso de voo, bagagem extraviada, traslado médico, regresso sanitário e muitas outras facilidades pensadas pelos planos para garantir que as chatices de um acidente ou uma emergência de saúde não estraguem sua viagem.

New York destino de brasileiros

Orlando

Orlando, como dissemos, divide com Miami, o posto de cidades norte-americanas mais visitadas pelos brasileiros e a razão é muito simples: Disney! Como não morrer de vontade de ver todo aquele cenário dos sonhos bem de perto?

E para o seguro viagem Orlando lá vale a mesma regra de Miami e Nova York: a saúde nos EUA é das mais caras do mundo. Então, não corra esse risco.

Como cotar seguro viagem para os destinos preferidos dos brasileiros?

A melhor maneira de cotar seguro viagem é via comparadores. Eles proporcionam uma escolha bem racional de qual o melhor plano para o seu perfil de turista e suas possibilidades econômicas.

Existem diversos comparadores no mercado, mas nós recomendamos o comparador do Seguro Viagem Pro, que é uma parceria com outro comparador, o do Seguros Promo.

Ambos trabalham com uma boa quantidade e variedade de planos e seguradoras e garantem o melhor preço pelos mesmos seguros disponíveis em outros portais e até mesmo pelas próprias seguradoras. Isso devido à grande quantidade de planos vendidos diariamente, o que garante boas ofertas.

Para fazer sua cotação, basta ir ao comparador, inserir seus dados pessoais, informar destino, data de embarque e retorno e, então, checar as opções que se encaixam no seu destino.

O próprio comparador já faz uma seleção dos planos que atendem às exigências de viagem dos diferentes destinos – por exemplo, se você for para Paris, Madri, Roma, Lisboa ou Porto, só será apresentado aos planos com cobertura acima de 30 mil euros, devido à exigência do Tratado de Schengen. Assim fica bem mais fácil, não?

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Recomendação Seguro Viagem Pro

Nossa recomendação é sempre viajar com a tranquilidade do seguro. Para alguns destinos, como dissemos, não há nem escolha.

Mas é importante frisar que estamos também falando da sua saúde e de eventualidades médicas, que podem acontecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Então, aqui vale a máxima de que prevenir é sempre melhor do que remediar. Passar sufoco em um dos destinos maravilhosos citados aqui certamente não está nos planos de ninguém. E o custo de um seguro, menos de R$10 por dia, vale a tranquilidade.

Ganhe desconto no seguro viagem

Se optar por comprar seu seguro viagem no comparador do Seguro Viagem Pro ou do Seguros Promo, você ainda pode ganhar 10% de desconto.

Para tanto, basta usar o cupom SVP5 na página de compras que garante 5% de desconto e optar pelo pagamento via boleto que disponibiliza mais 5%. Como os descontos são cumulativos, você economiza 10%. Aproveite!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo