A dúvida é muito comum para a maioria dos passageiros, afinal, como comprovar seguro viagem? Saiba que é mais simples e fácil do que parece. A seguir detalhamos o que é preciso para comprovar o seguro viagem, seja na imigração ou na emergência. Entenda ainda, como escolher um bom seguro viagem para o seu destino. Solucione as dúvidas!
Você vai ler
Como comprovar seguro viagem na imigração?
A melhor forma de comprovar seguro viagem é com a apólice do seguro viagem impressa com você. Por isso, antes de embarcar, imprima o documento no qual consta seus dados e os dados do seguro, como o capital segurado.
Mesmo que algumas seguradoras ofereça aplicativos com todas as informações ou que você tenha o documento digital no celular, o ideal é sempre imprimir. Isso vale, na verdade, para todos os documentos que você pode precisar apresentar na imigração.
O seguro é sempre cobrado pelo oficial de imigração?
Não. Pode ser que você viaje para um país cujo seguro é exigido e o oficial da imigração não peça o documento. Na verdade, isso é mais comum do que se pode imaginar.
Porém, se ele solicitar e você não tiver o seguro pode ter sérios problemas, o maior deles é não ser admitido no país, ou seja, você tem que dar meia volta para o Brasil.
E o valor de cobertura?
O valor da cobertura exigida pela imigração vai depender do país de destino. Para o seguro viagem Europa, por exemplo, além de apresentar o seguro é preciso que ele tenha cobertura mínima para despesas médicas e hospitalares de EUR 30 mil. Ou seja, se o valor for inferior a esse, o documento também não é aceito.
Já para o seguro viagem Cuba, exitem dois requisitos a serem cumpridos, o valor da cobertura que é de USD 10 mil para despesas médicas e hospitalares, mais USD 10 mil para repatriamento sanitário.
Se você tem como destino a América do Sul, precisa comprovar USD 40 mil para despesas médicas e hospitalares para o seguro viagem Venezuela, assim como seguro bagagem de USD 1 mil. Se o destino for o Equador, também é preciso apresentar o documento, mas não há uma valor de cobertura estipulado.
A apólice precisa estar traduzida?
Não existe nenhuma exigência sobre a tradução ou não do documento. Porém, caso você não domine o idioma do país ou, pelo menos, o inglês, o ideal é levar o documento em inglês, pode evitar ter que tentar apresentar as informações para o agente. Mas se você dominar o inglês ou o idioma local e não conseguir emitir a apólice em outro idioma, pode não haver nenhum problema.
Algumas seguradoras enviam dois documentos, um em Português e outro em Inglês. Caso você não receba, pode acessar o site da seguradora ou do comparador, e com os dados da apólice recebida, imprimir uma versão em inglês.
Ainda em dúvida se o seguro viagem é opcional? Entenda.
Como comprovar seguro viagem quando tiver uma emergência?
Em geral, durante uma emergência, nem sempre é necessário comprovar o seguro viagem, especialmente, quando a própria seguradora encaminha o segurado para o hospital. Nesses casos, é preciso seguir o passo a passo:
- O primeiro passo é entrar em contato com a seguradora, para isso, utilize os canais disponibilizados por ela, pode ser aplicativo de seguro viagem, telefone, etc. Ao entrar em contato você deve informar o número da apólice de seguro viagem.
- A seguir a seguradora irá encaminhar você para o atendimento médico, pode ser em uma clínica, hospital ou consultório médico, vai depender da situação. Ao chegar ao local, você deve apresentar sua documentação e o número da apólice do seguro viagem (não precisa ser impresso, apenas informar o número);
- O atendimento decorrerá normalmente e, ao final, não será necessário pagar nada, todos os custos serão cobertos pela seguradora.
Já se o atendimento não for encaminhado pela seguradora, ou seja, você buscar atendimento por conta própria, não é preciso comprovar seguro viagem. Isso porque, você terá que pagar pelo serviço e posteriormente, será reembolsado pelo seguro viagem.
Entretanto, em qualquer situação que você precise identificar a seguradora e o seguro, basta informar o número da apólice.
Como contratar um bom seguro viagem?
É muito fácil e rápido contratar um bom seguro viagem e você nem precisa sair de casa. O primeiro aspecto a considerar é avaliar a reputação da seguradora, sites como o Reclame Aqui avaliam as principais seguradoras que atuam no Brasil. Então, antes de contratar, busque pela seguradora para se certificar da qualidade.
Outro aspecto a considerar na contratação de um bom seguro, são as suas necessidades enquanto viajante. Entenda quais coberturas são importantes para você, por exemplo, gestantes precisam de coberturas para gestação que atendam a idade gestacional e tenham um bom valor assegurado.
Por fim, pesquise nas ferramentas adequadas. Os comparadores de seguro viagem são sites que buscam opções de seguro viagem de diferentes seguradoras e apresentam todas em um só lugar.
Passo a passo para contratar o seguro
Pelo Seguros Promo, para contratar um bom seguro viagem, basta inserir os dados da viagem, como o destino (pelo continente), data de ida e de retorno ao Brasil. A seguir você precisa indicar os dados de contato, como nome, contato telefônico e e-mail.
Imediatamente você será direcionado para os resultados, são dezenas de opções de planos com diferentes coberturas e das melhores seguradoras. Você pode escolher até 4 planos para compará-los de forma minuciosa, avaliando cada uma das coberturas presente na apólice de seguro viagem.
Depois de avaliar os planos e preços, é hora de escolher a proteção. Selecione o plano que melhor se adéqua a suas necessidades de viagem. Após selecionar o plano desejado, é hora de informar os dados do segurado, com nome completo, data de nascimento e CPF, muita atenção nessa hora esses dados devem estar corretos, pois estarão impressos na apólice, a única forma de comprovar seguro viagem.
Escolha a forma de pagamento, pode ser cartão de crédito em até 12 vezes sem juros, no boleto com 5% de desconto ou por transferência bancária. Antes de finalizar a compra, calma que tem desconto. Em parceria com o Seguros Promo, oferecemos o cupom SVP5 que dá 5% de desconto na hora! Se você pagar no boleto tem 10% de desconto porque eles são acumulativos.
Recomendação Seguro Viagem Pro
A recomendação mais importante é sempre imprimir a apólice de seguro viagem, ela é a forma mais eficiente de como comprovar seguro viagem, em qualquer destino do mundo, mas especialmente onde a proteção é obrigatória. Assim, mesmo que ela só acompanhe você na imigração, não deixe de levar o documento, pode ser essencial para a entrada no destino.
Outra recomendação é ler a apólice com atenção, assim que receber o documento leia tudo, especialmente os riscos excluídos e os itens que você pode precisar mais, como bagagem extraviada. Conhecer os detalhes da apólice é essencial para evitar problemas com a seguradora, especialmente a recursa de atendimento ou reembolso.