CoberturasSeguro Viagem

Seguro viagem ideal para cada perfil: descubra o seu

Todos os dias, a nossa equipe realiza muitas pesquisas, e essa experiência nos mostrou que existe um seguro viagem ideal para cada tipo de pessoa, de acordo com o contexto da viagem.

COMPARADOR DE SEGURO VIAGEM

Faça agora a cotação e conheça as melhores opções de seguradoras e planos para a sua viagem. Encontre o melhor preço.

Isso mesmo. Existem inúmeros planos no mercado, oferecidos por várias seguradoras. A escolha da cobertura vai depender exatamente do que será priorizado em cada situação.

Para facilitar sua vida, fizemos este artigo resumindo o que é necessário para cada perfil de viajante: crianças e adolescentes, estudantes, gestantes, idosos, férias em família e viagens a negócios. Confira.

Como escolher o seguro viagem ideal

Antes de tudo, é altamente recomendável contratar um seguro viagem, ainda que não seja obrigatório no Brasil ou no país de destino. Geralmente não é uma boa ideia economizar em segurança e tranquilidade.

Nunca é demais lembrar que alguns países exigem o seguro viagem, com ou sem valor mínimo de cobertura. Fique atento se seu destino for Inglaterra, Venezuela, Cuba ou Equador.

A maioria das apólices encontradas no mercado costuma cobrir as categorias mais básicas – extravio de bagagem, despesas médicas e hospitalares e outros auxílios. No entanto, aqui buscamos destacar o que é de fato importante e não pode deixar de ser considerado para cada viajante.

Encontramos várias informações relevantes para ajudar você a escolher o melhor.

Seguro viagem para crianças e adolescentes

Não importa se você vai viajar com um bebê de três meses ou com um jovem de 16 anos. Todos eles precisam contratar um seguro viagem, independente se os pais ou responsáveis estarão presentes ou não na viagem, no caso de uma excursão, por exemplo.

A gente sabe o quanto a saúde das crianças pode ser frágil. Os pequenos e grandes acidentes de percurso estão sempre no radar dos pais, assim como resfriados, febres e dores de garganta decorrentes de mudanças no clima. A nova rotina e alimentos diferentes também podem causar dor de barriga, infecções e outros contratempos.

Vale lembrar que o seguro viagem é o mesmo que o oferecido a um adulto, englobando as mesmas categorias e sem diferença no preço. Mas é preciso observar detalhes na apólice.

Categorias importantes

  • Reembolso das despesas médicas, incluindo a assistência em caso de prática de esportes. Uma dica é verificar se há acesso a alguma emergência próxima do lugar onde a criança ou o adolescente vai ficar hospedado;
  • Acompanhante caso a criança seja hospitalizada;
  • Convalescença em hotel, se a criança ficar doente por um período prolongado;
  • Repatriação, ou seja, a criança pode ser acompanhada por um dos pais se necessitar desse benefício. Sem o seguro, esta despesa pode ser alta;
  • Se a criança estiver viajando sozinha, verificar se o seguro oferece hospedagem de um acompanhante e uma passagem de ida e volta para um familiar em caso de urgência.

A equipe do Seguros Promo deu uma orientação importante sobre adquirir o seguro viagem para um passageiro menor de idade, que não tenha CPF. Neste caso, devem ser utilizados os dados do responsável e, quando aplicável, informar o número de passaporte da criança.

Seguro viagem para Estudantes

Estudar outro idioma no exterior, fazer um intercâmbio ou mesmo uma pós-graduação em outro país são um verdadeiro privilégio. O seguro viagem para estudantes é um dos itens mais importantes para quem pretende passar uma temporada fora.

Alguns pontos da apólice não podem passar despercebidos no momento de decidir qual o plano a escolher.

Categorias importantes

  • Despesas Médicas Hospitalares. Há dois aspectos são importantes aqui. O primeiro é que o valor mínimo de 30.000€ é exigido por países para permitirem a entrada de viajantes, como os integrantes do Tratado de Schengen.
  • Outro ponto é que este limite de reembolso de DMH precisa estar compatível com a realidade do atendimento médico do país onde se vai estudar. Nos Estados Unidos, onde internações e cirurgias têm um valor bastante elevado, é conveniente ter um seguro viagem que cubra pelo menos USD50.000 das despesas médicas por evento. O mesmo conselho vale para países da África e para quem vai à Austrália;
  • Despesas odontológicas e com medicamentos são dois itens que precisam constar na apólice, com valores razoáveis, a partir de USD500;
  • Extravio de bagagem, pois imagine chegar em um outro país e não poder contar com seus pertences. A indenização recebida será importante para adquirir itens necessários para a permanência, como vestuário, higiene e outros;
  • Algumas seguradoras só oferecem planos de até três meses. Portanto, se sua viagem tiver uma duração maior, de seis meses a um ano, é preciso ter esse dado em mente.

Tanto esta modalidade quanto os seguros para crianças e adolescentes, do qual já falamos, podem ser simuladas utilizando nosso comparador. Ao final da compra, os leitores do Seguro Viagem Pro podem utilizar o cupom SVP5 e obter um desconto extra, que pode fazer a diferença na cotação para períodos mais prolongados.

No site Seguros Promo, você também pode utilizar este cupom de desconto e conferir o comparativo entre vários planos.

Seguro para viagens a negócios

Também conhecida como seguro viagem corporativo ou seguro empresarial, este plano atende às necessidades mais específicas dos executivos e empresários. Ele pode cobrir viagens a outro país ou deslocamentos pelo Brasil, para reuniões e eventos de negócios.

O seguro para viagens a negócios pode oferecer benefícios diferentes, quando comparamos com seguros viagem convencionais.

Confira a análise sobre a Prudential Seguro Viagem e a cobertura corporativa oferecida.

Categorias importantes

  • Seguro dos pertences pessoais e de equipamentos de negócios, como computadores, celulares da empresa, tablets e outros;
  • Cobre as passagens de um novo executivo, caso o funcionário que ia viajar fique doente ou enfrente alguma emergência;
  • Concierge, ou seja, atendimento para auxiliar na reserva de hoteis, indicações de restaurantes, informações sobre vistos e vacinas, cotações de moedas e até 2ª via de documentos e assistência técnica a eletrodomésticos;
  • Reembolso por atraso de voo;
  • Localização e envio de bagagem extraviada;
  • Assistência em caso de roubo ou perda de documentos.

Junto com essas categorias, não vale abrir mão dos benefícios oferecidos pela maioria dos seguros viagem, como cobertura de despesas médicas e hospitalares, cobertura odontológica e farmacêutica, repatriação médica, cancelamento de viagem, despesas jurídicas e outras.

Os seguros específicos para viagem são oferecidos por várias empresas. Entre elas, a Mondial Travel, Zurich Viagens, AIG100 e o Itau, em viagens nacionais e internacionais.

Uma opção mais simples é escolher um plano convencional, que atende bem a maioria das necessidades do viajante a negócios. Você pode ver um comparativo entre várias empresas, utilizando nosso comparador para simular os preços. Insira o cupom SVP5 no final da compra e ganhe um desconto na hora. O mesmo cupom vale também para o site Seguros Promo.

Fique sabendo quanto custa um bom seguro viagem.

Seguro para o viajante sozinho ou em família

Para um adulto sozinho ou em família, a viagem de férias costuma ser cercada de boas expectativas. Para que tudo corra bem, uma das providências é contratar o seguro viagem ideal para todos os que vão embarcar.

A cotação dos valores para um adulto ou de um seguro viagem para férias em família é idêntica. Basta acessar o nosso comparador do Seguro Viagem Pro e começar a comparar os preços. Ele calcula para cada membro, então, no momento de encerrar a compra, poderão ser incluídos os outros membros da família se for o caso. Nesta etapa final, inclusive, vale a pena inserir o nosso cupom de desconto SVP5 – uma economia que vai fazer a diferença no orçamento.

Como são vários planos e as apólices são extensas, é preciso atentar para o que priorizar.

Categorias importantes

  • Nas viagens de férias, é frequente a prática de esportes, especialmente se o passageiro solo ou a família tiverem perfil aventureiro. Vale confirmar previamente o reembolso de despesas médicas por acidentes causados pela prática de esportes. Se não for o seu caso, um plano básico já atende bem;
  • Fisioterapia, convalescença em hotel e outras assistências do tipo são recomendadas;
  • Ainda no aspecto da saúde, considere coberturas maiores para passageiros com doenças preexistentes, idosos e gestantes. Detalhamos estes dois últimos grupos mais adiante neste artigo;
  • Extravio de bagagem e atraso de voo. Sozinho ou em família, são imprevistos que podem interferir e muito na viagem.

Aproveite e fique por dentro de algumas promoções de seguros viagem.

Seguro viagem para gestantes

Não é obrigatório para a mulher grávida contratar um seguro viagem. Contudo, é uma condição que inspira cuidados e qualquer emergência pode representar riscos à gestação. Desta forma, a atenção com a cobertura médica deve constar no seguro viagem ideal.

A maioria das seguradoras exige que a mulher apresente um documento assinado pelo(a) obstetra, para validar o contrato. Nele, o médico precisa certificar a boa evolução da gestação e autorizar o embarque em transporte rodoviário, ferroviário, aéreo ou marítimo.

Nos Estados Unidos, um parto pode custar USD30.000 e uma diária em um hospital norte-americano, USD2.000. Então, a atenção às categorias de cobertura médica é fundamental.

Categorias importantes

  • Indicamos a escolha de um seguro além do básico, com uma cobertura de despesas médicas e hospitalares maiores, a partir de USD50.000, sendo o ideal estipular pelo menos USD100.000, dependendo da fase da gravidez;
  • Observar ainda o reembolso em casos de emergência, incluindo consultas, exames, ultrassom e até partos;
  • Alguns planos chegam a cobrir os custos no primeiro mês de cuidados com o recém-nascido, em caso de parto prematuro;
  • Atenção às condições oferecidas pela seguradora. Alguns planos cobrem gestações até 28, 32 ou no máximo 34 semanas, com limite de idade da mãe entre 40 e 45 anos.

Não deixe de conferir 6 dicas para escolher o melhor seguro de viagem para gestante.

Faça agora a cotação do Seguro Viagem.

Em parceria com o Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro viagem. Cote e encontre as melhores opções de planos e seguradoras para sua viagem.

COTAR AGORA »

Seguro viagem para idosos

Definitivamente, é uma boa ideia contratar um plano específico para a terceira idade. Embora a maioria afirme assegurar viajantes com até 90 ou 120 anos de idade, é importante considerar que algumas empresas ampliam alguns pontos de sua cobertura.

Para atender melhor a estes clientes, o seguro viagem ideal garante a extensão de internação hospitalar, o acompanhamento de parentes e visitantes no hospital por mais tempo e sessões de fisioterapia.

Existem seguradoras, como a Assist Card, que oferecem planos com cuidados específicos para idosos. Eles, quase sempre, possuem custos mais elevados, com um acréscimo de 30% a 50% no preço em relação a planos convencionais para jovens e adultos. Há variações para viajantes a partir de 69 anos, 74 ou 80 anos, por exemplo.

Veja agora o que é importante considerar.

Categorias importantes

  • Cobertura mínima de despesas médicas e hospitalares (DMH) de USD60.000, sendo o ideal a partir de USD100.000;
  • Observar se a DMH cobre condições e enfermidades preexistentes;
  • Assistência odontológica de pelo menos USD800 e reembolso de medicamentos de USD500;
  • Garantia de regresso sanitário, traslado de corpo e traslado médico;
  • Garantia de hospedagem para acompanhante ou membro da família;
  • Orientação em situações de perda de documentos e cartão de crédito;
  • Seguro por morte acidental.

Como são muitos planos, recomendamos otimizar sua pesquisa com o nosso comparador do Seguro Viagem Pro e simular os preços. Ao avançar na busca, observe as idades-limite em cada plano e compare. Quando fizer a escolha do seu seguro viagem ideal, você conta ainda com o cupom SVP5, exclusivo para nossos leitores, que gera um desconto ao final da compra.

Você também pode se interessar por este artigo, com experiências de quem já usou seguro viagem.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Seguro Viagem Pro.
Compartilhe

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo