Seguro Viagem

Seguro viagem cobre coronavírus? Entenda como funciona

Muito tem se falado sobre o coronavírus, uma doença surgida na China, que ataca o sistema respiratório e que tem assustado o mundo todo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já declarou a doença como uma emergência internacional e muitos países, incluindo o Brasil, iniciaram um plano de vigilância e contenção de casos suspeitos. Sempre recomendamos que viajem com um seguro viagem adequado para seu perfil e destino. Mas seguro viagem cobre coronavírus?

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

Seguro viagem cobre coronavírus?

Epidemias ou pandemias declaradas por um órgão competente são riscos excluídos do seguro viagem. Portanto, como é uma epidemia, o coronavírus não está coberto pelo seguro viagem.

Como funciona a cobertura em caso de pandemias e epidemias?

Como adiantamos, epidemias e pandemias são tratadas como riscos excluídos nos seguros de viagem, não sendo, portanto, a seguradora obrigada a fornecer atendimento nesses casos.

De qualquer forma, de acordo com informações do Seguros Promo, algumas recomendações são passadas aos passageiros que buscam se precaver. Segundo o site, mesmo não sendo garantida a cobertura, se o passageiro identificar algum sintoma de pandemia e epidemia, como o coronavírus, o ideal é que entre em contato com a seguradora contratada para obter informações.

Quais seguradoras cobrem a situação?

De acordo com um comunicado feito pelos Seguros Promo, entre as seguradoras presentes no comparador, a GTA foi a única que manifestou cobertura para um primeiro atendimento emergencial em relação ao coronavírus. Como vimos, epidemias e pandemias são tratadas como riscos excluídos nos seguros de viagem.

Por isso, antes de contratar seu plano, é sempre muito importante ler com atenção e entender a apólice de seguro viagem.

O que fazer em caso de suspeita durante a viagem?

As pessoas devem se deslocar até o hospital mais próximo.

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos suspeitos devem ser mantidos em isolamento enquanto existirem sinais e sintomas clínicos. Casos descartados laboratorialmente, independentemente dos sintomas, podem ser retirados do isolamento.

Em quais situações devo cancelar a viagem?

Enquanto o coronavírus estiver presente fortemente na China as viagens para o país devem ser canceladas e realizadas somente em casos de extrema necessidade até que o surto epidêmico esteja controlado.

Para outros destinos não há necessidade de cancelamento da viagem, uma vez que a maioria são casos isolados, provenientes de pessoas que estiveram na China.

Seguro viagem cobre o cancelamento da viagem nesses casos?

Não, tendo em vista que epidemias e pandemias são riscos excluídos das apólices de seguro viagem e não estão entre os motivos de cancelamento de viagem cobertos pelas seguradoras.

O que é o coronavírus?

De acordo com o Ministério da Saúde, coronavírus é uma família de vírus responsáveis por causar infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019 depois de casos registrados na China.

Quais são os sintomas da doença?

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas clínicos do novo coronavírus são principalmente respiratórios, parecidos com um resfriado, podendo, ainda, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais são sintomas são:

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »
  • Febre;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar.

Recomendação Seguro Viagem Pro

Nós do Seguro Viagem Pro recomendamos que você siga as orientações do Ministério da Saúde. Se você chegou da China e está apresentando febre e sintomas respiratórios, procure o serviço de saúde mais próximo.

Além disso, só viaje para o país em casos de extrema necessidade até que a situação na China se normalize.

Mesmo com as restrições de pandemias, epidemias e outras, ainda vale muito a pena contratar seguro viagem, tendo em vista que a contaminação por coronavírus não é o único risco que você corre em uma viagem para a Ásia.

Seguro viagem Ásia: veja o que considerar na escolha da proteção.

Carolina Carvalho

Carolina é brasileira com cidadania portuguesa, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Foi atleta profissional de natação, conheceu diversos países por meio das competições e agora continua viajando pelo mundo. Trabalha com a produção e a edição de conteúdos para mídias ligadas ao setor de turismo e ao ramo de seguros de viagens.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo