Quem é bem informado e vai fazer as malas, precisa pensar em tudo o que envolve os preparativos da viagem, inclusive as reclamações seguro viagem. Este é um critério dos mais relevantes quando se vai escolher a empresa na qual você irá confiar.

Para ajudar você a ter uma visão ampla do tema, preparamos este artigo com várias informações úteis. Entre elas, quais as principais reclamações de seguro viagem, quais empresas recebem mais reclamações e como cotar um bom seguro.

Não deixe de ler até o final, pois reservamos uma surpresa para economizar na sua viagem.

Reclamações de seguro viagem mais frequentes

É no momento de um acidente ou imprevisto durante a viagem que se atesta a qualidade e a confiabilidade do atendimento do seguro viagem. É exatamente nessa hora que aparece a maioria das reclamações de seguro viagem, cujo número ainda é considerado alto. Consultamos em dois diferentes sites para se ter uma ideia dos principais problemas.

Na Susep

A Susep (Superintendência de Seguros Privados) é um órgão que regulamenta e supervisiona o funcionamento dos seguros viagem e de outros tipos de seguros no Brasil. Seu sistema registrou entre janeiro e novembro de 2017 um total de 205 reclamações relativas a seguros viagem.

Três tipos de queixas foram as mais citadas:

  • Atraso no pagamento da indenização: 31,07%;
  • Negativa de indenização: 20%;
  • Divergência do valor da indenização: 3.41%.

No Reclame Aqui

Também consultamos no Reclame Aqui os temas mais apontados pelos passageiros que utilizaram seguro viagens. O site é um dos mais consultados pelos consumidores que desejam registrar algum problema e também é buscado por quem deseja conhecer referências sobre uma empresa que pensam em contratar, nas mais variadas áreas.

O Reclame Aqui tem uma categoria específica dedicada a reclamações seguro viagem. As mais frequentes no dia em pesquisamos eram:

  • Dificuldade no reembolso;
  • Cobertura negada pela seguradora;
  • Falta de contato e de atendimento adequado durante a viagem;
  • Demora no andamento de processos;
  • Cobranças indevidas e pagamentos duplicados;
  • Não recebimento da apólice.

A principal reclamação seguro viagem

Portanto, o atraso e a dificuldade em geral no pagamento da indenização ou reembolso é a principal reclamação seguro viagem atualmente.

As empresas que mais recebem reclamação seguro viagem

É interessante observar, neste caso, como algumas empresas que lideram o ranking de reclamações possuem uma reputação considerada boa ou ótima no Reclame Aqui. No dia em que pesquisamos, estas eram as seguradoras que recebiam mais queixas sobre reembolso de despesas.

Travel Ace

  • Recebeu 47 reclamações de reembolso e 201 no total;
  • Resolveu 77,4% dos problemas;
  • Respondeu 100% das reclamações;
  • Nota 7,3, classificada como boa no Reclame Aqui.

Assist Card

  • Recebeu 21 reclamações de reembolso e 145 no total;
  • Resolveu 87,5% dos problemas;
  • Respondeu 99,3% das reclamações;
  • Nota 8,0, classificada como ótima no Reclame Aqui.

Mondial Assistance

  • Recebeu 10 reclamações de reembolso e 87 no total;
  • Resolveu 81% dos problemas;
  • Respondeu 100% das reclamações;
  • Nota 7,6, classificada como boa no Reclame Aqui.

GTA

  • Recebeu 9 reclamações de reembolso e 35 no total;
  • Resolveu 72,7% dos problemas;
  • Respondeu 100% das reclamações;
  • Nota 6,5, classificada como regular no Reclame Aqui.

Vital Card

  • Recebeu 7 reclamações de reembolso e 18 no total;
  • Resolveu 100% dos problemas;
  • Respondeu 100% das reclamações;
  • Nota 9,1, classificada como ótima no Reclame Aqui.

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Fique atento a algumas ressalvas

Neste tema da reclamação seguro viagem, precisamos considerar alguns pontos fundamentais.

  • Nem todas as empresas estão presentes no Reclame Aqui. E nem todas as reclamações são notificadas. Muitos problemas já são resolvidos pelas Centrais de Atendimento das próprias empresas e nem chegam a ser publicadas online.
  • Nem sempre o número de reclamações reflete a qualidade da empresa. A quantidade de reclamações não necessariamente determina a qualidade da empresa. Sabemos que não são todos os viajantes que registram suas reclamações, este número varia sempre e as queixas provavelmente são proporcionais ao número de planos comercializados. Ou seja, uma seguradora mais conhecida pode receber um número maior de comentários insatisfeitos. Além disso, as empresas que mais vendem, naturalmente têm maior chance de receber reclamações, por isso não quer dizer que as seguradoras listadas acima não sejam de qualidade.  Veja nosso artigo sobre as melhores seguradoras de seguro viagem, algumas dessas estão na lista.

Saiba também quais são as principais pegadinhas do seguro viagem e fuja delas.

Respostas às principais reclamações

No site Reclame Aqui, avaliamos que as empresas acima citadas têm um alto índice de resposta e soluções de problemas. Em geral, as seguradoras disponibilizam uma resposta padrão que abre canais de contato para mais comunicação mais pessoal com o consumidor. Todas se colocam à disposição para o diálogo, o que foi uma ótima descoberta durante a produção deste artigo.

  • A Travel Ace, por exemplo, costuma oferecer um retorno da definição do caso em até 5 dias úteis e informa seus contatos de email e telefone, com o nome de um funcionário responsável designado para cuidar do caso;
  • A Mondial Assistance geralmente pede desculpas por qualquer transtorno e presta esclarecimentos em mensagens privadas ao cliente, sem deixar de disponibilizar um telefone de contato que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana;
  • A GTA também tem como procedimento lamentar o ocorrido, informa que a equipe analisa o caso e afirma que irá responder para o cliente por email ou telefone, sem deixar de indicar o telefone de contato da empresa;
  • A Assist Card tem o padrão de agradecer ao cliente pelos comentários, pois eles ajudam a melhorar seus serviços. E informa o andamento do processo da reclamação, encaminhada para a área responsável e verificação do ocorrido para as devidas providências.

Passo a passo para registrar reclamações seguro viagem

  • Entre em contato com o serviço de atendimento ao consumidor ou central de atendimento da empresa seguradora;
  • Procure a ouvidoria da sua seguradora;
  • Se não surtir efeito, uma opção é registrar a queixa no Reclame Aqui;
  • A Susep (Superintendência de Seguros Privados) também disponibiliza um canal para reclamações;
  • Se nada disso adiantar, o jeito será acionar o Procon da sua cidade ou até mesmo a Justiça.

Dicas para reduzir as chances de reclamação seguro viagem

Consulte a situação da seguradora na Susep

Para fazer a consulta, você pode acessar o site da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) e clicar em Consulta de Empresas Autorizadas para verificar a idoneidade da seguradora.

Leia a apólice

O primeiro é que muitos casos de cobertura negada pela seguradora decorrem da falta de conhecimento dos viajantes. Por isso sempre reiteramos aqui no Seguro Viagem Pro a necessidade de reservar um tempo e ler com atenção a apólice antes de contratar o seguro viagem. Assim, você minimiza a chance de aborrecimentos e decepções, uma vez que são muitos serviços oferecidos e cada um deles tem um valor limite de cobertura.

Outro detalhe é que muitos usuários reclamam de excesso de burocracia no reembolso de despesas, sendo que a relação dos documentos exigidos para a comprovação dos gastos está disponível na maioria das apólices. Já fizemos um artigo explicando os termos da apólice do seguro viagem, para você identificar todos os tipos de assistência previstos no seu plano.

Atente para os valores da cobertura

Muitas vezes nos deixamos levar por um seguro viagem com preço baixo e não prestamos a devida atenção aos valores de cobertura. Em um país como os Estados Unidos, os serviços de saúde são conhecidos pelos valores elevados, então evite contratar um plano com valores de reembolso de despesas médicas inferiores a 30 mil dólares. O mesmo raciocínio se aplica à quantia reembolsada no caso de extravio de bagagem – verifique se o valor compensa, para não se frustrar.

Tratado de Schengen

Há aproximadamente 30 países europeus que participam do Acordo ou Tratado de Schengen. Para que o viajante ingresse em algum deles, é exigido que apresente um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Se seu destino estiver incluído, atente para este detalhe.

Países com seguro viagem obrigatório

Cuba e Venezuela são outros países nos quais o seguro viagem é exigido na entrada. Pesquise sempre ao escolher seu destino – e com antecedência, para providenciar a documentação, se for o caso.

Considere o tipo de cobertura ideal para você

Quem vai viajar para praticar esportes, gestantes ou idosos devem prestar atenção nos tópicos relacionados à cobertura de despesas médicas, por exemplo. Portanto, um viajante que avalia o plano de acordo com suas necessidades reduz as chances de reclamação seguro viagem.

Doenças preexistentes

Este tema é importante e por isso o destacamos em separado. Muitos seguros viagem só reembolsam despesas médicas decorrentes de acidentes e emergências médicas que não sejam consequências de doenças pré-existentes. Daí a importância de contratar um plano que se adeque a sua condição de saúde.

Conheça o nosso artigo sobre o melhor seguro viagem para doenças preexistentes.

Como escolher um bom seguro viagem

O primeiro passo para reduzir as chances de reclamação seguro viagem é, sem dúvida, contratar empresas reconhecidas no mercado. Todos os dias a equipe do Seguro Viagem Pro realiza dezenas de cotações, então temos toda a tranquilidade em recomendar o site Seguros Promo. Ele é um comparador de preços que pesquisa em diversas empresas e planos as melhores opções para seu destino e período de viagem.

Aliás, para quem quer economizar ainda mais, uma última dica é utilizar na finalização da compra o cupom SVP5, para ganhar 5% de desconto. Aproveite!