Seguro Viagem

Quem tem pb4 precisa de seguro viagem? Descubra aqui

Quem tem PB4 precisa de Seguro Viagem? Essa pergunta tem se tornado cada vez mais recorrente entre nossos leitores. Diante disso, resolvemos escrever um artigo para responder a essa pergunta e também para explicar as principais diferenças entre o PB4 e o Seguro Viagem.

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

O que é o PB4 e o Seguro Viagem?

O PB4 é um acordo de Segurança Social firmado entre Brasil, Portugal, Itália e Cabo Verde, que garante que brasileiros possam usufruir de assistência médico-hospitalar no sistema público de saúde desses países como um nativo, e vice-versa.

Já o Seguro Viagem é um serviço de assistência aos viajantes que tem por objetivo oferecer suporte para quaisquer imprevistos durante uma viagem. Ele oferece diversos benefícios que vão muito além da assistência médica e hospitalar. Ademais, o seguro viagem é válido para o destino e período de duração da viagem, e pode ser contratado até para os países que não pedem a obrigatoriedade de tal documento.

Veja como contratar o melhor seguro viagem.

Quem tem PB4 precisa de Seguro Viagem?

Depende da finalidade e do destino da sua viagem. Como expliquei anteriormente, o PB4 só é válido para Portugal, Itália e Cabo Verde. Portanto, se você estiver planejando alguma viagem para a Europa e vai visitar outros países, a contratação de um Seguro Viagem é essencial, além de obrigatória.

Nesse caso, os todos países que fazem parte do Espaço Schengen exigem a contratação do seguro viagem com cobertura médica e hospitalar de no mínimo €30.000,00 (trinta mil euros).

Se a finalidade da viagem é para residir em algum dos três países, a contratação de um seguro viagem para além do PB4 pode ser importante. Principalmente na hora de embarcar, pois ele oferece uma gama maior de benefícios e inclui cobertura para bagagem extraviada e também ajuda para localizá-la junto a companhia aérea.

Agora se vai viajar para outros países na América do Norte, América Latina, América do Sul, Ásia, África, Oceania e mesmo na Europa, a contração do seguro viagem é um item essencial no planejamento da viagem. Isso porque ninguém está livre de sofrer algum acidente ou enfermidade. E a maioria dos países não oferece atendimento médico gratuito para turistas, portanto, se precisar de um atendimento emergencial, a conta final pode ser bem salgada.

Para concluir, a contratação do seguro viagem é um item indispensável no planejamento para uma viagem segura.

Está convencido? Clique aqui e faça a cotação do seu seguro viagem.

duvida pb4 seguro viagem

Principais diferenças entre o PB4 e o Seguro Viagem

Quem tem PB4 precisa de Seguro Viagem? Já explicamos essa pergunta ali em cima, mas se ainda não está convencido de qual deve contratar, listamos as principais diferenças entre eles:

1. Contratação

PB4

Para adquirir o documento basta comparecer em um dos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde, localizados nas capitais dos estados brasileiros. A atendimento é feito apenas presencialmente e demora cerca de 3 dias úteis para a emissão.

É necessário apresentar os seguintes documentos:

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »
  • RG;
  • CPF;
  • Passaporte válido;
  • Comprovante de Residência no Brasil;
  • Comprovante de Vínculo com o INSS (no caso da Itália e Cabo Verde).

Seguro Viagem

A contratação é feita pela internet através dos sites das próprias seguradoras ou por comparadores de seguro. Basta inserir o destino, a data de ida e retorno, e alguns dados pessoais.

Nós gostamos muito dos comparadores, sobretudo o Portal Seguros Promo, pois nele é possível visualizar até 4 coberturas simultaneamente, além de ter opções de várias seguradoras e preços ótimos.

Conheça também os mitos sobre seguro viagem e verdades sobre o serviço que você deve saber antes de contratar.

2. Valor

PB4

Não é necessário pagar para emitir o PB4. No entanto, os núcleos de atendimento estão localizados apenas nas capitais e a emissão costuma demorar até 3 (três) dias úteis. Se você mora no interior, terá o gasto com esse deslocamento. Além disso é preciso apostilar o documento, os custos para a Apostila de Haia varia de Estado para Estado.

Seguro Viagem

O valor varia muito, mas não é caro. Vai depender do destino e da quantidade de dias que ficará viajando, e também do perfil do viajante. Há bons planos a partir de R$10 por dia de viagem. Além disso, os planos costumam atender todas as idades.

Seguro viagem ou PB4? Tire todas as suas dúvidas sobre qual dos dois vale mais a pena em cada situação.

3. Cobertura

PB4

Dará acesso apenas às unidades públicas de saúde de Portugal, Itália e Cabo Verde. Caso queira viajar para outros país, o PB4 não irá te atender e será necessário a contração de um seguro viagem.

Seguro Viagem

O atendimento do Seguro Viagem geralmente é realizado através de clínicas e médicos particulares que são conveniados em qualquer que seja seu destino.

Além disso, oferecem outros benefícios, sendo os principais:

  • Atendimento médico e hospitalar;
  • Atendimento odontológico;
  • Despesas farmacêutica;
  • Repatriação;
  • Assistência jurídica;
  • Assistência em caso de perda de documentos;
  • Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
  • Remarcação de passagem para regresso;
  • Seguro de bagagem extraviada;
  • Indenização em caso de invalidez permanente por acidente ou morte acidental.

Confira como escolher o melhor seguro viagem para gestantes.

4. Atendimento

PB4

O atendimento médico será na língua do país de destino. Em Portugal e Cabo Verde onde o idioma é também o português, você não terá problema. No entanto, na Itália, pode ser um tanto complicado se você não dominar o italiano.

Seguro Viagem

Qualquer país que seja seu destino, você terá atendimento telefônico em português. E ainda contará com o auxílio da seguradora para te orientar sobre a clínica e o médico que irá te atender.

Eu já precisei acionar o seguro viagem durante uma viagem para o México após sofrer uma intoxicação alimentar. No caso, nem precisei ir até uma clínica, a seguradora enviou o médico até o hostel que eu estava para me examinar e passar orientações para minha recuperação.

5. Validade

PB4

Tem validade de 1 (um) ano. Após o vencimento é necessário realizar a renovação nos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde.

Seguro Viagem

Tem validade de acordo com a data que você optar. Exemplificando, se sua viagem durar por 20 dias, ele terá validade a partir da data de embarque até a data de retorno. Aconselhamos inserir sempre um dia a mais no retorno, pois caso tenha sua bagagem extraviada, ou algum atraso ou cancelamento do voo, você terá a garantia do seguro viagem.

Veja nossas dicas para estender seguro viagem.

Quem tem PB4 precisa de seguro viagem: veja onde contratar

Para nós, quem tem PB4 precisa de seguro viagem – pelo menos é o mais prudente. Pois é comum se deslocar do Brasil para a Europa e visitar países para além da Itália e Portugal. E o mesmo acontece no caso da África com Cabo Verde. Além disso, o seguro viagem oferece vários outros benefícios se comparado ao PB4.

Você pode contratar o seu seguro viagem através dos sites comparadores que garantem preços ótimos e várias opções de planos e coberturas.

Os principais são:

Agora que você já sabe que quem tem PB4 precisa de seguro viagem, preencha o nosso formulário e encontre o plano ideal para o seu perfil, garantimos o melhor preço do mercado. Boa viagem!

Lívia Tostes

Lívia Tostes é jornalista e vive em Portugal, onde cursa o Mestrado em Comunicação Política pela Universidade do Porto. É apaixonada por gastronomia, fotografia e cinema - especialmente o cinema brasileiro. Viajar sozinha para conhecer novas culturas é seu hobby favorito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo