Seguro Viagem

Mala extraviada: como o seguro viagem pode ajudar você

Em 2018, os casos de mala extraviada chegaram a 24,8 milhões. Mesmo com tantas tecnologias de rastreamento e identificação, o problema ainda preocupa as companhias aéreas (e os passageiros).

COMPARADOR SEGURO VIAGEM

Faça uma cotação sem compromissos e conheça todas as opções disponíveis e preços de seguro para a sua viagem. Garantimos o melhor preço aos nossos leitores.

O relatório anual da Sita (site oficial), órgão internacional que monitora o trânsito global de bagagens, no entanto, traz um indicativo positivo. Uma matéria na Época Negócios sobre o tema mostra que o índice de mala extraviada caiu de 46,9 milhões em 2007 para 24,8 milhões em 2018. Neste período, o número de passageiros em aviões praticamente dobrou.

Mas não é o suficiente para comemorar. Esta outra reportagem do portal UOL comenta que o problema de mala extraviada representou para as companhias aéreas um prejuízo de USD 2 bilhões em 2017.

Entre as causas mais frequentes, há falhas no momento da conexão entre aeronaves, perda da etiqueta de identificação da mala, falha da companhia aérea entre o check-in e a mala na esteira, furto ou algum engano, quando outro passageiro por acaso leva sua mala.

Deste modo, para cada passageiro que enfrenta uma situação como esta, o prejuízo pode ser irrecuperável, diante do carinho pelos seus itens pessoais perdidos. Veja como o seguro viagem pode ajudar você com uma indenização caso sua mala seja extraviada.

Mala extraviada: quem é responsável e quais os direitos do passageiro

Se a bagagem não for localizada ainda no aeroporto, o viajante que se encontrar fora do seu domicílio deverá receber uma indenização de emergência. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informa que o ressarcimento de despesas deve ser realizado em até 7 dias contados da apresentação dos comprovantes das despesas. As empresas aéreas podem estabelecer a forma e os limites diários do ressarcimento.

Se a mala extraviada não for localizada no primeiro momento, a empresa aérea tem no máximo 7 dias para encontrá-la (se for um voo dentro do Brasil) ou 21 dias (para voos internacionais). Se esse prazo for ultrapassado ou a bagagem não for encontrada, a empresa terá que indenizar você. O valor da indenização é variável.

Atualmente, os valores de indenização são alinhados com os estipulados em tratados e convenções internacionais, como a de Montreal. Atualmente, estabelece pouco mais de R$ 6 mil de indenização máxima por mala extraviada em voos internacionais.

Quanto vale a sua mala

Como o seguro viagem avalia a mala pelo peso ou por unidade, não será considerado o valor dos pertences que você transporta dentro dela para calcular a indenização.

Este é um ponto muito importante: evite levar objetos de valor, joias e dinheiro em espécie na bagagem despachada. Leve-os com você na bagagem de mão.

Vantagem de ter seguro viagem em caso de mala extraviada

Em cada mil passageiros, 5,57 malas são extraviadas, segundo dados do Sita. Se você é uma dessas pessoas, sabe o quanto é complicado – além de ser um imenso aborrecimento – chegar ao seu destino sem a bagagem que você planejou.

  • Oferece assistência para a localização das malas junto à companhia aérea;
  • Aumenta a sua indenização em caso de mala extraviada. Sim, aumenta, pois vimos que um valor básico já deve ser pago pela companhia aérea ao passageiro com mala extraviada. Portanto, quem tem seguro viagem recebe um duplo reembolso: da seguradora e da empresa aérea.

Por isso, a recomendação, tanto em viagens nacionais como internacionais, é fazer um seguro viagem. Pois a maioria dos planos cobre mala extraviada. Faça a cotação no nosso comparador de seguro viagem e encontre o plano que mais combina com o seu perfil de viagem e o seu bolso.

O que fazer ao descobrir que teve a mala extraviada

  1. A primeira providência é procurar a empresa aérea logo após o desembarque e relatar o fato, preenchendo o formulário de reclamação P.I.R. (Property Irregularity Report ou, em português, Registro de Irregularidade de Bagagem). É necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem;
  2. Logo em seguida, quem tem seguro viagem entra em contato com a seguradora para que eles possam ajudar com o serviço de localização de mala extraviada. Normalmente esta assistência está incluída, mas vale sempre a recomendação de ler o contrato. Leia este texto com dicas para entender os termos da apólice;
  3. Caso a mala extraviada seja declarada como perdida pela empresa aérea, o viajante deve pedir indenização a ela;
  4. Quem tem seguro viagem poderá acionar o sinistro para solicitar o reembolso de acordo com a modalidade e os limites do plano contratado. Basta seguir o passo a passo a seguir.

bagagem extraviada

Seguro viagem Europa: saiba o que é, quanto custa e como contratar esse seguro obrigatório para entrar na Europa.

Como acionar o seguro viagem se houver mala extraviada

Geralmente, as operadoras de seguro viagem solicitam a seguinte documentação como procedimento para comprovar a mala extraviada:

Faça uma cotação de Seguro de Viagem. Garantimos o melhor preço

Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o menor preço do mercado em seguro de viagem.

Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para o seu próximo destino.

FAZER COTAÇÃO »
  1. Aviso de Sinistro preenchido;
  2. Formulário original P.I.R (Property Irregularity Report), em que a empresa aérea é comunicada do ocorrido;
  3. Cópia do RG e CPF do viajante;
  4. Autorização para crédito em conta corrente, no caso de eventual pagamento;
  5. Ticket da bagagem original;
  6. Recibo de indenização emitido pela companhia aérea.

É altamente recomendado guardar com você uma cópia online e em papel de todos estes documentos enviados no original para a seguradora. Assim, será possível contestá-la caso exista alguma imprecisão no pagamento ou em qualquer etapa do processo.

Seguro complementar X seguro suplementar

Uma dúvida frequente entre os viajantes é a diferença entre os tipos de cobertura oferecidas em caso de mala extraviada. Já fizemos um artigo sobre seguro bagagem complementar ou suplementar, que vale a leitura. Mas, em resumo, esta é a diferença:

  • Seguro de bagagem complementar: complementa a indenização paga pela seguradora. Por exemplo, se o seu seguro bagagem oferece reembolso de USD 1000 e a empresa aérea pagar apenas USD 200 pela mala extraviada, o seguro irá complementar o valor e pagar os USD 800 restantes;
  • Seguro de bagagem suplementar: pode funcionar de duas maneiras. A seguradora pode pagar ao viajante 40 dólares a cada quilo de bagagem até o limite máximo estabelecido na apólice do seguro viagem. Outra modalidade é ressarcir o viajante com o valor máximo estabelecido na apólice. Neste caso, o passageiro recebe a indenização da companhia aérea mais a indenização da seguradora.

Valores médios de indenização do seguro viagem

Para fazer este cálculo, utilizamos nosso comparador de seguros viagem. Buscamos os planos com cobertura para viagens aos Estados Unidos. Nos resultados, que destacam exatamente a cobertura em caso de mala extraviada, o valor médio ficou em USD 1200 complementar.

Confira alguns planos que oferecem a cobertura para casos de mala extraviada:

USD 350 suplementar

  • Intermac – I30

USD 600 complementar

  • Assist Med 10
  • Assist Card 30+Telemedicina
  • Assist Card 50 +Telemedicina

USD 1.200 complementar

  • Travel Ace 40 Especial
  • Travel Ace 40 Plus Am.Norte
  • Affinity 60
  • Affinity 150
  • Assist Card 35+Telemedicina
  • Assist Card 60
  • GTA 60 Euromax
  • AssistMed 20

USD 1.500 complementar

  • Assist Trip 40 América do Norte
  • Assist Trip 40 60 América do Norte

Seguro viagem faz o contato entre o passageiro e a companhia aérea?

Em alguns casos, sim. Vale sempre confirmar na apólice, mas normalmente a seguradora entra em contato com a companhia aérea, periodicamente, para repassar ao passageiro as informações atualizadas sobre a localização da bagagem. Após a localização, assegura também a entrega da mala extraviada.

O acompanhamento do seguro viagem também inclui orientações ao passageiro sobre como proceder. Assim, ele consegue requisitar a indenização na companhia aérea e também é informado sobre o caminho para pedir o reembolso junto à seguradora.

Há planos de seguro viagem que também oferecem a antecipação de parte do capital segurado contratado. Assim, compensa gastos decorrentes da compra de roupas e objetos de higiene pessoal de primeira necessidade. O serviço costuma ser oferecido algumas horas (entre 4 a 24 horas, dependendo do plano) depois da notificação de mala extraviada à seguradora.

Você também pode se interessar sobre este artigo que diz como proceder em caso de bagagem danificada.

Onde cotar um seguro com cobertura para mala extraviada

Como você pode perceber, é fundamental contar com o apoio da equipe de um seguro viagem em caso de mala extraviada e em outros imprevistos que podem ocorrer. Acidentes, doenças repentinas, cancelamento de voo e outras tantas situações estão incluídas na cobertura, o que pode evitar aborrecimentos ou consequências ainda maiores.

Nós, do Seguro Viagem Pro, recomendamos como principal ponto de partida fazer a cotação no nosso comparador de seguro viagem. Ele é fácil de usar e garante o melhor preço aos nossos leitores.

Em parceria com o portal Seguros Promo, o comparador os planos das principais seguradoras do mercado.

Oferecemos desconto

Utilize o cupom de desconto SVP5. Com ele, você paga 5% menos no seu seguro, tanto com nosso comparador de seguro viagem como no Seguros Promo.

Basta aplicar o cupom SVP5 na parte de pagamento e receber seu desconto direto, na etapa final da compra. Não deixe de aproveitar e boa viagem.

Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo